Um estudo recente revelou que movimentar os olhos horizontalmente pode melhorar a estabilidade postural de pessoas com doença de Parkinson, reduzindo quedas e desequilíbrios. A pesquisa, conduzida pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade de Lille, foi publicada na revista Biomechanics.
Durante o experimento, 10 pacientes com Parkinson e 11 indivíduos saudáveis foram testados em posturas estáticas combinadas com movimentos oculares. Tanto os grupos de controle quanto os parkinsonianos apresentaram melhor estabilização postural ao mover os olhos horizontalmente, em comparação com manter o olhar fixo. No entanto, para os pacientes com Parkinson, o movimento ocular vertical resultou em maior oscilação postural.
Os pesquisadores destacam que, apesar dos benefícios do movimento horizontal, o movimento vertical exacerbou a instabilidade em pacientes com Parkinson, devido a dificuldades na integração entre os sistemas sensorial e postural. Este estudo sugere que o controle postural pode ser influenciado pela movimentação ocular e abre novas possibilidades para entender a doença e suas implicações motoras e cognitivas.
Para mais detalhes, acesse o artigo completo: People with Parkinson’s Disease Are Able to Couple Eye Movements and Postural Sway to Improve Stability.
(com informações da Agência Fapesp)