O Distrito Federal seguirá aplicando doses de vacina contra a covid-19 em adolescentes de 14 a 17 anos, conforme o andamento da campanha até o momento. Esta é a posição do Governo do DF, anunciada pela Secretaria de Saúde em coletiva de imprensa ontem (16/09), horas depois de o governador Ibaneis Rocha ter anunciado, em suas redes sociais, a suspensão da imunização para esse público, por precaução, seguindo nova recomendação do Ministério da Saúde.
A secretaria anunciou que manterá a vacinação a esse público com o imunizante da Pfizer, da forma que já vinha ocorrendo. Participaram da coletiva o secretário de Saúde, general Pafiadache, a secretária-adjunta de Assistência, Raquel Bevilaqua, o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero e o diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos.
“Estamos e continuaremos seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Este dia de hoje teve um ponto fora da curva. A vacina Pfizer é a única que tem registro definitivo e isso é mundial. Nunca houve qualquer manifestação da Anvisa contrária a isso. Depois de ouvir a recomendação do Ministério da Saúde, percebe-se que o que pode ter acontecido é uma antecipação da cobertura vacinal da Pfizer para os adolescentes. O DF tomou medidas para evitar qualquer tipo de dificuldade na vacinação deles e seguirá nesse caminho”, afirmou o secretário de Saúde, general Pafiadache.
Confira os pontos de vacinação divulgados pela Secretaria de Saúde para hoje, 17 de setembro: