A medicina não para de evoluir e trazer soluções para uma pele mais jovial e saudável. Para as mulheres, o rosto ainda é o que mais recebe atenção com o passar dos anos e aos primeiros sinais de envelhecimento. São diversos tipos de procedimentos, cirúrgicos e não-cirúrgicos e que atuam de forma preventiva ou regenerativa. Atualmente, os mais famosos, são: aplicação de toxina botulínica (popularmente conhecida como botox), preenchimento com ácido hialurônico e o os fios de PDO (Polidioxanona).
“A cada ano que passa, a oferta de procedimentos estéticos aumenta e vamos evoluindo para tratamentos cada vez mais naturais e preventivos. Mas é importante destacar que, por mais simples que o procedimento possa parecer, ele precisa ser feito com um médico especialista para evitar resultados opostos e irreversíveis”, explica a cirurgiã plástica da Academia da Pele, Dra. Priscilla Lotierzo.
Entre as principais diferenças desses três procedimentos faciais, a médica destaca:
Botox – sua principal função é relaxar os músculos para evitar as marcas de expressões faciais. O objetivo não é paralisar as expressões, mas as marcas que podem causar rugas com o passar do tempo. É mais usada na região da testa, entre as sobrancelhas e nos conhecidos “pés de galinha”, o que ajuda a levantar o olhar, mas também pode ser usado para diminuir a ação de músculos que puxam estruturas para baixo, como a ponta nasal e os cantos da boca. Além disso, é muito utilizado para tratar bruxismo e também para controlar o suor em excesso (hiperidrose) de mãos, pés e axilas;
Preenchimento com ácido hialurônico – usado para preencher linhas de expressão, rugas e sulcos que surgem pela falta de colágeno, causando a flacidez natural. Mais comum para tratamentos de olheiras e bigode chinês, também tem sido muito usado para contornar os lábios, proporcionando mais volume. O preenchimento pode ser feito em pacientes que usam botox, garantindo um resultado ainda melhor. Além disso, atualmente há o conceito de estruturação facial, no qual se utilizam os preenchedores para restabelecer o volume perdido com o envelhecimento e reposicionar os tecidos. Por último, mas não menos importante, o preenchimento tem o papel de harmonizar o contorno facial, podendo melhorar a forma do nariz, do contorno da mandíbula, maçãs do rosto, queixo e até mesmo a testa e as têmporas;
Fios de PDO – promove um lifting imediato e estimula a produção de colágeno no local aplicado, garantindo sustentação para os músculos da região. Também podem ser utilizados na correção de pálpebras caídas e para levantar a sobrancelha de forma bem natural. Os fios de PDO são totalmente absorvidos pela pele e a aplicação é feita na própria clínica, com anestesia local.
“Todos esses procedimentos podem ser feitos de forma preventiva, mas sempre depois de uma avaliação médica. Nosso foco é sempre trazer resultados extremamente naturais, combinando as técnicas necessárias para alcançar as expectativas dos pacientes, com segurança e bom senso”, reforça a especialista.