Os médicos foram homenageados pelo trabalho incansável no enfrentamento da pandemia decorrente do novo coronavírus. A honraria foi entregue pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao Conselho Federal de Medicina (CFM) como representante nacional da categoria. A cerimônia aconteceu no dia 30 de abril, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), em Brasília (DF).
Para a conselheira federal do CFM, Rosylane Rocha, que representou a autarquia, a homenagem é uma amostra do reconhecimento nacional em relação à relevância da Medicina no enfrentamento à pandemia.
Segundo Marcelo Queiroga, os profissionais da saúde sempre foram prioridade e no contexto de pandemia se tornaram ainda mais essenciais. “Esses trabalhadores são, efetivamente, os operadores do Sistema Único de Saúde no atendimento realizado na ponta à população. Por isso, temos o compromisso de continuar investindo nos profissionais de saúde do Brasil, no âmbito da educação e qualificação. Nosso profundo respeito e gratidão a todos”, destacou.
Segundo a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Socorro Gross Galiano, é fundamental valorizar e investir nos profissionais de saúde. “Esses trabalhadores é o que nós temos de mais precioso no SUS. Nós podemos comprar equipamentos e medicamentos, mas os profissionais de saúde, precisamos valorizá-los”.
(Fonte: CFM)