O Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência do Distrito Federal (Samu-DF) terá esquema especial de atendimento na Esplanada dos Ministérios, no 7 de setembro. Serão 24 horas (da noite de 6 de setembro até a noite de 7 de setembro) de trabalho que envolve desde pequenas ocorrências, como casos de insolação, desidratação e pequenos traumatismos, até situações mais complexas. Para garantir o atendimento de um público estimado em 900 mil pessoas, a Secretaria de Saúde do DF vai oferecer ainda vacinação contra covid com os imunizantes Pfizer e Janssen.
Dois pontos de atendimento emergencial serão montados, sendo um no estacionamento da Cúria Metropolitana (ao lado da Catedral), e outro entre os blocos E (Ministério da Ciência e Tecnologia) e D (Ministério da Agricultura e Pecuária). Em ambos, haverá equipes médicas disponíveis e ambulâncias prontas para os casos de necessidade de remoção para o Hospital de Base, Hospital Regional da Asa Norte ou Hospital Materno-Infantil de Brasília.
Ao todo, o SAMU contará com 84 servidores somente na área da Esplanada do Ministérios. Entre motos e ambulâncias serão 20 viaturas para atendimento na região central de Brasília. O atendimento continuará normalizado nas demais regiões do Distrito Federal, por meio do telefone 192. O SAMU também participará do desfile cívico-militar comemorativo da Independência do Brasil com cinco motos e quatro caminhonetes.
Vacinação
Um ponto de vacinação também será montado na Esplanada dos Ministérios, com funcionamento das 9h às 17h do dia 7 de setembro. Estarão disponíveis imunizantes contra a covid-19 para primeira dose, segunda dose, dose de reforço e segunda dose de reforço. Para se vacinar será necessário levar documento de identidade e CPF.
Rodoviária