Desde que o botox começou a ser bastante procurado e utilizado, há muitas dúvidas sobre a idade a partir da qual é permitido o uso da toxina, se o uso intervêm nas expressões faciais, bem como se a utilização a longo prazo prejudica o paciente e suas feições. Abaixo, a médica dermatologista Monisa Nóbrega, mestre e especialista em cirurgia dermatológica pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e diretora da clínica que leva seu nome, esclarece o que é mito e o que é verdade sobre o assunto.
“Botox vicia” – MITO
Botox é um tratamento na musculatura aplicada com o objetivo de bloqueio dos movimentos localizados e evitar que os vincos das rugas fiquem cada vez mais profundos. Caso você não queira mais realizar as aplicações, você pode parar sim! Não existe uma dependência. O que ocorre é que a maioria das pessoas amam o resultado e querem sempre manter com a aparência e resultado da toxina botulínica.
“Tem idade correta para aplicar o botox” – MITO
O inicio do tratamento com a aplicação da toxina botulínica é bem individualizado e vai depender do padrão e força da musculatura de cada pessoa. Existem pacientes idosos que tem os músculos faciais que não contraem com tanta força e não necessitam. Assim como há pacientes adolescentes que têm os músculos bem fortes e já podem começar a aplicar.
“Algumas pessoas podem ficar resistentes ao botox” – VERDADE
Algumas pessoas podem desenvolver anticorpos que neutralizam a ação da toxina Botulínica, então o seu efeito vai ser bem menor do que o esperado ou pode não ter efeito nenhum. Isso acontece em alguns pacientes que aplicam grandes quantidade em curto espaço de tempo.
“Pode aplicar botox 3 vezes ao ano” – VERDADE
O intervalo mínimo entre as aplicações é de 4 meses.Então em média, aplicamos de 2 a 3x ao ano (ou seja, a cada 4 ou 6 meses). Alguns pacientes que usam bastante a musculatura do rosto, como atletas e pessoas bem expressivas têm um duração menor do botox (até 4 meses).
“Pode aplicar o botox para suavizar o bigode chinês” – MITO
O sulco nasogeniano, mais conhecido como o bigode chinês vai se acentuando ao longo do tempo devido a flacidez da pele associado a perda de sustentação óssea e de coxins de gorduras do rosto, então, para resolver essa queixa, é necessário a reposição de volume e colágeno com aplicação de preenchimento com ácido hialurônico e bioestimuladores de colágeno
“Botox pode ser usado para melhorar o suor dos axilas” – VERDADE
Dependendo do plano de aplicação da toxina botulínica conseguimos reduzir a liberação do suor pela glândula sudorípara. Então é um dos tratamentos para hiperidrose tanto axilar, quanto de qualquer região do corpo como mãos, pés, por exemplo.
“Pode fazer botox e preenchimento no mesmo dia” – VERDADE
São procedimentos complementares e agem em planos diferentes. Costumo falar que é a dupla do sucesso! Enquanto o botox age na musculatura para bloquear alguns pontos e reduzir as rugas, o preenchimento sustenta e dá o suporte e volume que vão seno perdidos ao longo do tempo. Então o resultado final é perfeito: Tchau rugas e tchau sombras e vincos indesejados.