O estoque na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) se encontra com dois tipos sanguíneos em nível baixo: ‘O’ negativo e ‘B’ negativo. Um está em nível crítico: ‘O’ positivo, que é, inclusive, um dos tipos sanguíneos mais comuns.
Os tipos sanguíneos AB negativo e A positivo encontram-se com estoque regular, enquanto AB positivo, B positivo e A negativo estão em nível adequado. Isso, contudo, não faz com que a doação desses tipos seja menos importante. Como há hemocomponentes com validade reduzida – de apenas alguns dias – é necessário manter um fluxo constante de doações para evitar desabastecimento.
Para doar, é necessário fazer um agendamento prévio por meio do telefone 160, opção 2, ou através do site da FHB. Em razão da pandemia de covid-19, não há atendimento por ordem de chegada.
Quem pode doar
Para estar apto a doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais que 51 kg e estar saudável. A ingestão de bebida alcoólica nas doze horas anteriores prejudica a doação, bem como alguns tipos de medicamentos. Todos os critérios devem ser conferidos no site da Fundação Hemocentro. (https://www.hemocentro.df.gov.br/doacao-de-sangue/ )
Em relação à vacinação de covid-19, a FHB orienta um intervalo entre a aplicação da dose e a doação de sangue, conforme determinado pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). No caso das vacina CoronaVac (Sinovac/Butantan), esse intervalo é de dois dias, e de sete dias para as vacinas da Oxford (AstraZeneca/Fiocruz), da Pfizer/BioNTech e da Janssen.