A Secretaria de Saúde tem diversos serviços que atendem às urgências em Saúde Mental na população. O atendimento pode ser iniciado em todas as unidades de emergência dos hospitais gerais ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Alguns quadros de alterações mentais ou do comportamento comumente atendidos nos serviços de urgência e emergência são: intoxicação aguda ou abstinência de álcool ou outras drogas, crises de ansiedade, psicoses, agitação psicomotora, tentativas de suicídio, reações a eventos traumáticos, entre outros.
“O paciente que precisar de atendimento pela rede de urgência e emergência em Saúde Mental pode procurar o hospital de sua região de referência ou uma Unidade de Pronto Atendimento, pois qualquer uma dessas unidades realiza a avaliação clínica do paciente”, explica a diretora de Serviços de Saúde Mental, Vanessa Soublin.
Após a abordagem inicial, se for indicada internação, o paciente será encaminhado para o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Hospital de Base(HB), Hospital Universitário de Brasília (HUB) ou Hospital da Criança de Brasília (HCB), serviços onde há leitos de psiquiatria. A definição da unidade que irá atender o paciente depende das demandas de saúde apresentadas e de critérios já estabelecidos.
Estes hospitais contam com 122 leitos para internação psiquiátrica, sendo 83 no HSVP, 36 no HBDF, dois no HCB, e um no HUB. Vale lembrar que o HSVP possui ainda um pronto-socorro que funciona 24h para atendimento psiquiátrico de adultos. No entanto, a unidade não realiza atendimentos em Clínica Médica. “Só direcionamos o paciente para o Hospital São Vicente de Paulo se possíveis causas orgânicas ou comorbidades graves com os transtornos mentais forem descartadas”, informa Vanessa.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) conta com um Núcleo de Saúde Mental, que funciona diariamente com equipe multidisciplinar, e realizando intervenções em crises agudas nos locais das ocorrências, bem como a remoção para os demais serviços de saúde da rede quando necessário. Este serviço deve ser acionado por telefone nos casos em que a pessoa esteja colocando em risco sua vida ou a de outras pessoas.
Número do Samu: 192