A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou nesta terça-feira (5) um caso de raiva humana. Trata-se de um paciente do sexo masculino de 15 a 19 anos, que está em estado grave e segue em observação pela vigilância epidemiológica. O último caso de raiva humana no Distrito Federal havia sido registrado em 1978.
Após o anúncio, o governo do DF decidiu antecipar a Campanha de Vacinação Antirrábica, oferecendo doses para cães e gatos a partir de amanhã (6). Os locais para vacinar ficam abertos das 9h às 17h e podem ser conferidos aqui. A Secretaria deve abrir também pontos volantes em parceria com clínicas veterinárias.
Segundo o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.
De acordo com a pasta, a raiva é assunto de extrema importância para a saúde pública, devido a seu alto grau de letalidade, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitido por cão e gato) e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal.