Após a realização das etapas regionais nas sete regiões de saúde, ao longo do mês de abril, é a vez da realização da etapa distrital da 3ª Conferência Distrital de Saúde Mental, que ocorre em nova data, nos dias 22 e 23 de junho no auditório do Centro Universitário IESB, na Asa Sul, em Brasília. O evento é preparatório para a etapa nacional da conferência, a ser realizada entre os dias 8 e 11 de novembro, também em Brasília.
“As sete conferências regionais de saúde mental foram bem-sucedidas e nos aproximamos da 3ª Conferência de Saúde Mental do DF. São quase 12 anos desde a última conferência nacional de saúde mental e as expectativas são as melhores possíveis”, analisa a presidente do Conselho de Saúde do DF, Jeovânia Rodrigues.
A diretora de Saúde Mental da SES-DF, Vanessa Soublin, destaca que as etapas regionais foram abertas à participação de todos os atores envolvidos no debate da área e que, para a etapa distrital, participam os delegados eleitos pelas regiões de saúde. “Temos trabalhado para construir uma conferência participativa e representativa, principalmente dos usuários e de suas demandas”, reforça.
Conferência nacional
A 5ª edição da conferência nacional de saúde mental traz como tema central e orientador dos debates “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. A partir dele, as discussões ocorrem em tornos dos eixos e subeixos.
Organização
Em âmbito nacional, a organização da conferência é feita pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). Já no DF, cabe ao Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF) a condução da etapa regional e distrital.
O CSDF é órgão vinculado à Secretaria de Saúde do DF e sua composição conta com representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, dos trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde.