sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
  • Contato
SAÚDE BRASÍLIA - O Portal de Saúde e Bem-Estar da Capital Federal
Saúde Brasília - O Portal de Saúde e Bem-Estar da Capital Federal
  • Inicial
  • Notícias
    • Última Notícias
    • Saúde DF
    • Saúde Brasil
    • Medicina
    • Bem-Estar
    • Alimentação
    • Fitness
    • Estética
    • Empresas
  • Opinião
  • Eventos
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Inicial
  • Notícias
  • Opinião
  • Eventos
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
PUBLICIDADE
Inicial SAÚDE DF

DF já pode ter ultrapassado recorde de casos de dengue, diz Saúde

Transmissão afeta mais negros, mulheres e moradores da periferia

19/02/2024 - Atualizado em 23/02/2024
em SAÚDE BRASIL, SAÚDE DF
DF já pode ter ultrapassado recorde de casos de dengue, diz Saúde

© shammiknr/Pixabay

130
VIEWS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O Distrito Federal está próximo ou já pode ter registrado mais de 72,6 mil casos de dengue neste ano – número de notificações em todo o ano de 2022. A projeção é de Adriano Oliveira, diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do DF. A marca poderá ser confirmada no boletim epidemiológico da próxima semana.

Segundo Oliveira, os boletins não são alimentados em tempo real, dependem de atualizações feitas por aqueles que estão ocupados com o atendimento à população. “Nossas equipes assistenciais são responsáveis pelo registro daqueles casos dados como suspeitos de dengue dentro do sistema. Mas, naturalmente, pelo nível de emergência para atendimento, é difícil que eles façam o registro de imediato.”

O último boletim epidemiológico de Brasília chamou a atenção pelo incremento de 20,4 mil casos em relação à edição anterior. “Isso não significa que essas pessoas adoeceram no período de uma semana. Vários desses casos foram atendidos em janeiro, mas só posteriormente o dado foi digitado no sistema”, explica Adriano Oliveira.

PUBLICIDADE

De acordo com o Ministério da Saúde, na quarta-feira (14) Brasília totalizava 67.897 de prováveis casos desde o início do ano – desse total, 66.361 são residentes na cidade e 1.536 de outras Unidades da Federação, mas que foram atendidos na rede pública do DF.

Maior incidência

ncidência de dengue nas quatro últimas semanas epidemiológicas no Distrito Federal – Secretaria de Saúde do DF

 

Conforme o registro, o coeficiente de incidência da dengue em Brasília era de de 2.405,6 casos a cada 100 mil habitantes, o maior entre as unidades federativas. Quando comparados com dados nacionais, verifica-se que a incidência em Brasília era quase nove vezes acima do registrado na média de todo o país.

Noventa e quatro pessoas no Brasil tiveram morte confirmada por causa de dengue – só em Brasília, foram 19 casos (20% do total). Doze de cada 100 casos prováveis ocorreram na capital federal.

A dengue em Brasília aflige mais as pessoas negras (36.029 pardos e 3.866 pretos) do que as brancas (11.361); mais as mulheres (54,9% dos casos) do que aos homens (45,1%); e mais os moradores de áreas periféricas. O mapa de incidência da dengue no DF aponta as localidades Sol Nascente, Pôr do Sol, Ceilândia, Brazlândia, Estrutural e Santa Maria com mais de 1.500 casos de dengue a cada 100 mil habitantes.

Em termos absolutos, nota do governo do Distrito Federal (GDF) registra que as regiões administrativas com mais notificações são Ceilândia (12.983), Taguatinga (3.772), Sol Nascente/Pôr do Sol (3.701), Brazlândia (3.305), Samambaia (2.819), Santa Maria (2.731), São Sebastião (1.968), Gama (1.785), Plano Piloto (1.490) e Guará (1.397). O número de casos prováveis entre moradores do DF até a publicação desses números já era 1.303,9% acima do verificado quando comparado ao mesmo período de 2023.

Hipóteses para a epidemia

A alta da dengue no Distrito Federal surpreende os moradores acostumados a ler e ouvir que Brasília tem ótimos indicadores de saneamento, como 99% da população urbana residindo em casas com acesso à rede de abastecimento de água (dado do GDF); uma taxa total de atendimento de esgoto em 91,77% e de tratamento do esgoto em 86,65% (dados do Instituto Trata Brasil) e percentual de 92,4% de coleta direta de lixo nos domicílios, conforme informação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A despeito desses bons indicadores, há mais de uma hipótese para explicar o fenômeno da dengue em Brasília, como: volume e ciclo de chuvas atípicos; a má destinação de resíduos sólidos, que favorecem o acúmulo de água; a guarda de água potável nos domicílios ainda desabastecidos; além da alta densidade populacional em áreas de ocupação irregular em uma cidade que se tornou a terceira mais populosa do Brasil (2,8 milhões de habitantes segundo o Censo 2022).

PUBLICIDADE

Para o coordenador do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde da Fiocruz Brasília e vice presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Claudio Maierovitch, a cidade pode ter perdido qualidades que protegem centros urbanos de epidemias como a dengue. “Brasília tem a característica de ser uma cidade planejada, com sua infraestrutura configurada, mas esse planejamento está se perdendo há algumas décadas, principalmente fora do Plano Piloto”, onde funciona a sede do governo federal e está a população de maior poder aquisitivo.

Na avaliação do especialista, o planejamento da cidade foi “atropelado”. Para Maierovitch, o atropelo tem um significado de intervenção política e se verifica “na ocupação de terra, na grilagem, na regularização de áreas que não poderiam ser regularizadas e na falta de estrutura urbana para muitas dessas áreas”.

Em áreas regularizadas e irregulares, Maierovitch chama atenção para a destinação do lixo. “Em boa parte, os criadouros do mosquito da dengue são esses resíduos em locais onde a coleta é inexistente ou irregular.” O especialista também observa há acúmulo desses resíduos “em terrenos públicos ou terrenos privados.”

Sacos de lixo empilhados em frente ao Congresso Nacional – José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

De acordo com divulgação do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) de Brasília, de janeiro a agosto do ano passado, foram recolhidas cerca de 400 mil toneladas de resíduos sólidos nas áreas públicas do DF. O SLU estima que o descarte irregular de lixo custou R$ 36 milhões aos cofres públicos.

Claudio Maierovitch não vê solução definitiva para o problema da dengue no DF. De imediato, além dos cuidados preconizados pelas autoridades sanitárias, o especialista recomenda estratégias de mobilização social e de recolha de resíduos de porta em porta em todas as residências das áreas mais afetadas. “É uma tentativa de envolver mais a população. Inclusive, aproveitando o momento em que passa o caminhão [de recolhimento do SLU], para os agentes [sanitários] falarem diretamente com a população, para que se engaje de forma mais ativa.”

Fonte: Agência Brasil
Tags: Adriano OliveiraadultosAedes aegypti o que éAedes aegypti transmiteÁfricaalunos de enfermagemalunos de medicinaAssistência à SaúdeBoletim epidemiológicoBrasilbrasíliaBrazlândiaCasa CivilCeilândiaCelina LeãochikungunyaClaudio Maierovitchcombate à denguecomo é o Aedes aegypticomo é o mosquito da denguecomo evitar denguecomo se proteger da denguecontaminaçãoCorpo de Bombeiros do DFcriadouros do mosquitocriançasdenguedengue ataca maisdengue brasíliadengue dfdengue hemorrágicadengue no Brasildengue noitedengue nos idososdengue pessoa idosadesmaiosdestaquesDF LegalDistrito Federaldoençador abdominaldor atrás dos olhosdor de cabeçador no corpo e articulaçõesdosesEgitoentulhoExércitoFABfalta de apetitefebre altafebre amarelaFepecsFiocruzFiocruz BrasíliaForça Aérea Brasileirafumacêfumacê DFfumacêsgdfgeriatriagoverno do distrito federalGustavo do Vale RochaGustavo RochahemorragiahospitalHospital Cidade do Solhospital de campanhahospital denguehospitalizaçãoIBGEidososIgesimunidadeimunizaçãoimunizanteinsetoinsetosInstituto Oswaldo CruzlarvasLucilene Florênciomal-estarmanchas vermelhas no corpomedicamentosMinistério da Saúdemosquitonão pode tomar AASnão pode tomar aspirinanotíciasNúcleo de Epidemiologia e Vigilância em SaúdeNúcleo de Medicina Tropicalo que é o Aedes aegyptionde tomar vacina da dengueonde tomar vacina dengue dfovosperiferiapessoa idosapontos de imunizaçãoposto médicopressão baixaProteção da Ordem Urbanísticapupasquem pode tomar a vacina da dengueRede de Frio do Distrito FederalrepelenteresíduosRodrigo GurgelSamambaiasangramento de mucosasSaúde Brasilsaúde brasíliasaude dfsaúde dos idosossaudedfSecretaria de SaúdeSecretaria de Saúde do Distrito FederalServiço de Limpeza UrbanaSES-DFSilvio de Morais Vieirasintomas da dengueSistema Único de SaúdeSLUsoldadosSUStela mosquiteiratenda dengueterceira idadetipo 2UBSUBS noiteUBS noturnoUnBUPAUPAsvacinavacina adolescentesvacina denguevacina dengue dfvacina dengue distrito federalvacina idosovacinação adolescentesvacinação contra a denguevacinação dengue DFVigilância da SaúdeVigilância Epidemiológicavírusvômitoszika
Post Anterior

Ofuroterapia: técnica acalma bebês no Hospital Regional de Santa Maria

Próximo Post

Sorotipos da dengue: conheça as variações do vírus transmitido pelo Aedes aegypti

Leia Também

cartilha-cancer-gdf-saude-brasilia
SAÚDE DF

Governo lança cartilha do programa ‘O câncer não espera. O GDF também não’

Nirsevimabe-bronquiolite-saude-brasilia-df
SAÚDE DF

DF é pioneiro na aplicação de medicamento para proteger bebês contra bronquiolite grave

centro-de-referência-especializado-em -autismo-saude-brasilia
SAÚDE DF

DF terá primeiro Centro de Referência Especializado em Autismo

Carregar Mais
Próximo Post
Sorotipos da dengue: conheça as variações do vírus transmitido pelo Aedes aegypti

Sorotipos da dengue: conheça as variações do vírus transmitido pelo Aedes aegypti

PUBLICIDADE
Saúde Brasília O Portal de Saúde e Bem-Estar da Capital Federal

O Portal de Saúde e Bem-Estar da Capital Federal. Acompanhe as principais notícias do DF, do Brasil e do mundo. Jornalismo profissional, informação com segurança.

SaudeBrasilia.com.br

Navegue

  • Saúde Brasília
  • Notícias
  • Opinião
  • Eventos
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie

Siga Saúde Brasília no Instagram

portal-saude-brasilia-instagram-saude-df_medicina

© 2021 Saúde Brasília - O Portal de Saúde e Bem-Estar da Capital Federal. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Termos de Uso.

 

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Inicial
  • Notícias
    • Saúde DF
    • Saúde Brasil
    • Medicina
    • Bem-Estar
    • Alimentação
    • Fitness
    • Estética
    • Empresas
  • Opinião
  • Eventos
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie

© 2021 Saúde Brasília - O Portal de Saúde e Bem-Estar da Capital Federal