A Secretaria de Saúde do DF atualizou as regras para aplicação das doses remanescentes, popularmente chamadas de “xepa”, para a vacina Pfizer-BioNTech. De acordo com a pasta, para evitar o desperdício de doses e considerando que nesta terça teve início a vacinação do grupo de 18 e 19 anos, a partir de agora, as doses remanescentes desta vacina poderão também ser aplicadas nos adolescentes de 12 a 17 anos.
A Secretaria ressalta que somente poderá ser aplicada nesse grupo a vacina da Pfizer-BioNTech, tendo em vista que é a única no momento que possui autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada nessa faixa etária.
Assim como já ocorria antes, as xêpas são sobras do último frasco aberto em cada ponto de vacinação. O frasco da vacina Pfizer-BioNTech possui 6 doses e, no máximo, poderá haver sobra de 5 doses, podendo, inclusive, nem ocorrer em determinados locais.
A Secretaria informa, por fim, que as doses remanescentes são aplicadas de acordo com a ordem de chegada priorizando pessoas com comorbidades. Tão logo o Distrito Federal receba pelo Ministério da Saúde novas remessas da vacina Pfizer, o objetivo será iniciar de forma regular a vacinação desse público de 12 a 17 anos sem comorbidades.