A partir desta terça-feira (18), a população do Distrito Federal conta com mais 23 pontos para fazer o teste de covid-19, além das unidades básicas de saúde (UBSs) e locais de ampla testagem. Os testes disponibilizados pela Secretaria de Saúde poderão ser feitos em drogarias espalhadas pelo Distrito Federal. (Veja os locais abaixo).
A ação é uma parceria da pasta com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) que, junto ao Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma), selecionou os estabelecimentos de testagem. Cada um deles receberá, inicialmente, 500 kits do teste rápido de antígeno (TR-Ag) e fará o controle do seu estoque e, quando for necessário, solicitará reabastecimento pela Secretaria.
“A liberação de novo quantitativo de testes está condicionada à comprovação, pela farmácia, da notificação no sistema de todos os testes realizados, independentemente se o resultado for positivo ou negativo”, explica Fabiano dos Anjos, diretor de Vigilância Epidemiológica.
Nesta segunda-feira (17), profissionais da Saúde treinaram os farmacêuticos que vão atuar nesta iniciativa inédita no Distrito Federal. Durante o treinamento, estes foram orientados quanto à utilização do sistema e-SUS, no qual são registradas as informações do exame, como data de realização, resultado, lote e data de validade.
O uso da plataforma pelas drogarias parceiras atende à determinação do Ministério da Saúde, que pede a notificação de todos os testes realizados, ressalta o diretor de Vigilância Epidemiológica. “A partir das informações coletadas e disponibilizadas no sistema, é possível avaliar de maneira mais sensível o comportamento epidemiológico da transmissão da covid-19 no Distrito Federal”, afirma Fabiano.
De acordo com André Godoy, diretor da Vigilância Sanitária, nem todas as drogarias que se inscreveram para a testagem da Secretaria atendiam aos requisitos sanitários e documentais para fazer os testes. “O estabelecimento precisa ter uma sala com circulação de ar e espaço para evitar filas e aglomerações”, explica o gestor.
As farmácias que participam da ação têm liberação para aplicar os testes de covid-19 por 60 dias, prazo que pode ser prorrogado, conforme o cenário epidemiológico. “Os pontos foram liberados de maneira emergencial e provisória. A Vigilância Sanitária vai fiscalizar os locais para mitigar os riscos de transmissão”, informa o diretor André.
Critérios e locais de testagem
As farmácias particulares que farão os testes disponibilizados pela Secretaria de Saúde seguem os mesmos critérios de público-alvo dos outros pontos de testagem do órgão: quem está sintomático ou teve contato com casos confirmados da doença. São sintomas, por exemplo, tosse, febre, dor de garganta, falta de ar e perda de olfato ou paladar.
Os locais realizam os testes de segunda a sexta, das 10 às 19h. Conheça os pontos:
Farmácias Descontão
– Avenida das Castanheiras, Lotes 820 Loja 06/07, Águas Claras
– QSC 19 Chácara 26 Conjunto H Lote 07A, Taguatinga
– QNN 17 Conjunto H Loja 02/03/04, Ceilândia
Drogaria São Rafael
– Quadra 36 Lote 10, Gama
Drogaria Brasil
– CL 214 Lote B Loja 02, Santa Maria
Drogaria Colorado
– Rua da Praça, Lote 17 Loja A, Vila Planalto
Drogaria Drogacenter
– QNE 16, Lote 01 Loja 01, Taguatinga Norte
– Rua 4 A, Chácara 01 Lote 13 Loja 01, Vicente Pires
– Rua Copaíba, Lote 10 a 12, Águas Claras
– QNM 18 conjunto G Lote 01, Ceilândia
– Rua 5, Chácara 102, Lote 32, Vicente Pires
– QNO 17, Conjunto I, Lote 03, Loja 06, Ceilândia Norte
– QD 203, Lote 28/29, Recanto das Emas
– QS.412, Conjunto A, Lote 02, Samambaia Norte
– QC 08, Lote 04, Loja 01, Taguatinga Centro
– CLSW 104, Bloco A, Loja 58, Sudoeste
– ST SHD bloco N, Lojas 09 a 12, Planaltina
– Avenida Central, Lote 470, Loja 01, Núcleo Bandeirante
– Quadra 12, Comércio Local 1A, Sobradinho
– QN 07, Conjunto 06, Lotes 20 e 22, Riacho Fundo
– Quadra 23, Conjunto 17, Lote 01, Paranoá
– S.I.A Trecho 10, S/N, Lote 10, Lojas 56, 58 e 60, Zona Industrial Guará
– QNO 06, Conjunto B, Lote 58, Loja 03, Ceilândia